sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Vitória de Obama e de quem mais?

Vitória de Obama na eleição norte-americana é vista com otimismo pela mídia, que vê no resultado a concretização do 'american way of live’ (amarican maneira de viver). Eleitores também teriam demonstrado sua insatisfação com o governo Bush.
Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, um afro-americano vai ocupar a Casa Branca. Um triunfo, mas sem qualquer triunfalismo, escreve o articulista do Frankfurter Allgemeine Zeitung. Este é o american dream do século 21 – foi o próprio Obama que propagou o otimismo voltado para o futuro. Em nenhum outro lugar teria sido possível uma carreira como a de Barack Obama. Em todo o mundo, muitas pessoas associam Obama à esperança de uma nova era. Quando tomar posse, em 20 de janeiro de 2009, ele terá de saber como vai governar – oxalá que com uma política de centro – para superar a divisão que ainda persiste no país – afinal, quase a metade dos eleitores não o escolheu – e como pretende transformar sua mensagem em realidade.
E você que pensa de todo esse processo denominado pelos EUA de “Consolidação da Democracia”? Um negro na casa branca muda mesmo a situação do preconceito, ou apenas um disfarce? Comente.
http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,3767234,00.html


13 comentários:

♫ K.Pedroso disse...

Um disfarce concerteza.

Não e porque que um negro comanda a casa branca que ele vai mudar o mundo.

O preconceito não nasce com a gente o preconceito vai se formando além de que...

Se vc tiver uma família preconceituosa [piorou].

Mas tem uma reviravolta
concerteza da um grande passo neste assunto.

Como eu já comentei aqui.
Nenhuma Raça,Cor ou língua tem diferença e so onde você nasceu e mais melanina na pele.
Alguns americanos falam que le e do oriente e que vai explodir a casa branca.
[kkkkkkkkkkkkkkkk] que piada.
Quem tem preconceito inventa coisa.

Como ja escrevi. A personalidade e formada e naum e fácil deixa-la assim de uma hora pra outra, entaum é isso.

Desde Já =D.

By: Kaike Pedroso™

Anônimo disse...

Desde quando as pessoas vão ser medidas por cor, raça, forma de vestir? votar em Obama apenas pela cor não justifica, logicamente que isso calou a boca de muitas pessoas, que em pleno século XXI prefiram colocar seus preconceitos acima do bom senso. Não acredito que ele será perfeito no governo, mais sim,acredito que de certa forma, ele será a esperança para muitas pessoas, que ao longo desses anos foram jogadas de lado, pois ele mostra, pelo menos, o seu lado humano que também teve dificuldades, bem mais visiveis do que os candidatos anteriores. Obama não conseguiu apenas votos, ele conseguiu a confiança, a popularidade que muitos, inclusive Bush, não tinham. Não só os Estados Unidos mais todo o mundo aguarda pelo inicio deste governo, pois é o governo Da Grande Potência que está em jogo, consequentemente de todos os outros paises. Agora é só esperar pra ver, não vamos sofrer antes do tempo; Um negro na casa branca ou a nova esperança nos EUA?

Anônimo disse...

Concordo com Talita i Kaike.
Issu não tem nada a ver!!
Pois tipo não importa raça,cor,fala.
I as pessoas não deveriam votar em Obama só pela cor,mais sim para poder ter uma esperança de mudar os EUA.
I não importa um negro ou um branco comanda a casa branca,o importante é melhorar os Eua e isso sim que é importante.
Eles deveriam pensar de forma uma forma mais positiva.Realmente pensando na melhoria dos EUA.

Isa Bonekinha *-*' disse...

A Decisão fica com os Americanos, se eles vão aceitar o seu novo presidente e usar como pretesto para inclusão, ou se deixar calar pela voz da inesperiencia, e até mesmo medo de aceitar a todos igualmente.
Conversando com um amigo meu americano por telefone ele demostrou sua opinião, e eu vou aqui expor ...
Ele falou que isso é muito relativo , e que não se mede governo por cor.
Essa Também é a minha opinião,
Ele pode ser uma solução ou mais um governante corrupto nesse mundo,Mais isso não influência em NENHUM momento por sua cor .
Ahh, quem dera um mundo em que discurções racistas não fossem necessárias, e todos se aceitassem.

andrezin disse...

Essa coisa de
que negro nao tem lugar no mundo.
Agora tem...
o novo membro do mundo,Barake Obama
o primeiro negro a habitar a casa branca...
O mundo esta achando isso muito legal por que ele quer mudar
pois é a maior potencia do mundo´,pois poder para ele nao falta.
As pessoas eu acho que ja aprovaram
ele.
Apesar dele ser negro nao quer dizer que ele é incapaz.
Abraços!!!!!

kaikin.muniz disse...

Oi prof Marlene...
Gostei muito deste texto,em minha opnião o obama e um exelente politico mais ele pegou o EUA numa situação muito dificil,em minha opnião vai ser muito dificil ele tirar o EUA desta crise a situação que esta o EUA vai ter que trabalhar muito...
Mais ele tem uma grande parte das pessoas para lhe ajudar...
Sorte para ele...

Anônimo disse...

Lógico que competência nada tem a ver com a cor. Acrdito que o que Ruan quiz dizer é que com a vitória do Obama, estamos dando mais um passo no enfraquecimento de velhos preconceitos. E temos muito a ver com isso, uma vez que queiramos ou não somos todos cidadãos de um mundo que de forma direta ou indireta, se interagem.
A vitória não mesmo somente do Obama, mas de uma situação. Quanto a competência dele, aí cabe a ele provar.

♫ K.Pedroso disse...

O preconceito ás vezes não está nem na cor, mas esta na cabeça doente de algumas pessoas.
(Desculpas pela minha fala arrogante).

Desde Já =D.

By: Kaike Pedroso™

Anônimo disse...

Também sonho com um mundo onde o preconceito racial não seja o cerne das discussões Isa bonekinha
Continue lutando por isso, pois o verdadeiro cristão não deve se conformar, mas lutar por mudanças.
Abraços.

ruan disse...

Em seu discurso sobre o tema, Obama falou que espera transcender as diferenças entre os povos para que juntos possam conquistar um futuro melhor para seus filhos e netos.
A maioria da populaçao dos EUA, é negra e mesmo assim ha preconceito entre raças. Muitas pessoas negras no mundo todo, ja fizeram e fazem historia.

Na minha opiniao, não é a cor que determina a inteligencia do ser humano, mas sim a vontade de aprender cada ves mais.

Em relaçao a competencia de Obama,e do partido democrata,é dificil de prever pois ele é um politico que até 2007 ninguem ouvia falar.
Eu acredito que na situaçao que a economia mundial está, o candito que tivesse a melhor proposta para solucionar a crise ganharia a eleiçao, isso foi o que Obama fez.

Enquanto O republicano John McCain propôs um plano com gastos de 52,5 bilhões de dólares, que iria
Usar 300 bilhões dos 700 bilhões de dólares do pacote de resgate financeiro recém-aprovado para comprar hipotecas inadimplentes e substituí-las por financiamentos com juros fixos.

O democrata Barack Obama propõe um pacote de 60 bilhões de dólares, que iria:

- Dar às empresas 3.000 dólares em crédito fiscal por posto de trabalho em período integral gerado nos EUA durante dois anos.

- Permitir que as pequenas empresas imediatamente deduzam até 250 mil dólares em gastos para novos equipamentos e bens que sejam realizados até o final de 2009. O pacote de estímulo aprovado neste ano limitava o benefício apenas até o final de 2008.

HOJE A PRESSAO É MUITO GRANDE EM RELAÇAO A BARACK OBAMA, OU SEJA, ELE NAO PODE COMETER ERROS EM SEU MANDATO. OS AMERICANOS JA ESTAO FARTOS DE TANTAS BURRICE QUE O INCOPETENTE DO BUSH FEZ.

A EXPECTATIVA SOBRE OBAMA, É QUE ELE MELHORE A ECONOMIA DO MUNDO.
A GRANDE MAIORIA DOS PAISES DO PLANETA TORCIA PARA ELE, QUE É UM CANDIDATO AINDA NOVO.
VAMOS TORCER PARA ELE, E QUE ELE SEJA MUITO COMPETENTE EM SUA GESTÃO.

RUAN GLEISSON!

Anônimo disse...

Grande visão Ruan Gleisson. Uma visão e comentários baseados em observações e análise de dados.

Nany disse...

Bem, entre a população negra, Obama teve quase a unanimidade dos votos. No entanto, essa parcela não é suficiente para compensar o efeito da visão negativa de parte dos brancos sobre os negros.

No entanto, dúvidas quanto a sua competência de Obama para administrar o país influem mais nos votos dos democratas de qualquer origem étnica. Mais de um quarto de todos os eleitores democratas expressaram dúvida na capacidade de Obama trazer a mudança que querem.

Se Obama fosse presidente dos negros não seria eleito. Ele é cidadão pós-racial. A vitória foi plural. Algo mais transformador do que a cor de uma pele.
A tentativa de criar uma versão usando a cor da pele do então candidato, que em nenhum momento acatou a sugestão, pois considera-se um cidadão pós-racial, e não candidato de uma minoria.
E isso nos faz refletir, pois o preconceito infelizmente existepor causa da ignorância das pessoas, no sentido de não saber e as vezes nem querer saber, por isso criam conceitos prévios sobre determinada pessoa, ou situação.

Abraços!!! (Postado por Zainne Resende.)

Anônimo disse...

Durante a campanha , Obama não falou muito sobree a lutaa doos negros por igualdade, maas o significado racial de sua candidatura e sua vitória é imenso.
Para medir a importância histórica do evento, vale a pena lembrar como os Estados Unidos eram em questões raciais eem 1961 , quando o democrata nasceu.
Na época , a maior parte do sul dos Estados Unidos ainda tinha leis de segregação racial. Negros e brancos nasciam em hospitais diferentes, estudavam em escolas separadas e eram enterrados em cemitérios distintos.
Na capital, Washington, diplomatas africanos não podiam viver nas partes mais populares da cidade e não conseguiam ser atendidos em barbeiros mais caros.
Quando chegou à Presidência, em 1961, John F. Kennedy apontou vários negros como assessores, mas o mais valorizado era George Thomas, o homem que escolhia as roupas do presidente.
A grandee expectativaa dele , é melhorar a economia , e pra isso precisamos torcer "]

Beijoooos ;*